domingo, 7 de março de 2010

Inovar e Reinventar a Psicologia

Inovação e Psicologia na mesma frase pode ser chocante para muitas pessoas. Numa época em que poucos conhecem as diferenças entre um Psicólogo e um Psiquiatra, pensar em Inovação neste ramo pode ser considerado irrealista. Mas é precisamente isso que me proponho fazer. Inovar e reinventar a Psicologia.

Tudo começou com a criação deste blog em Setembro de 2007. A motivação para o nascimento da PsicoDigital foi mostrar-lhe uma nova face da Psicologia. Mostrar-lhe que a Psicologia é muito mais do que consultas clínicas. Ouvir as suas questões e esclarecer as suas dúvidas.

O mercado da Psicologia, do lado da oferta de serviços clássicos entregue por Psicólogos com uma visão simplista da aplicabilidade da Psicologia, está completamente saturado e tem os dias contados. Neste ponto crítico, ou inovamos ou torna-mo-nos irrelevantes.

Hoje, inicio uma nova missão: inovar e reinventar a Psicologia. Descubra que benefícios esta missão lhe vai proporcionar!

A Revolução Tecnológica veio oferecer, aos países mais desenvolvidos, a passagem da Era Industrial para a Era do Conhecimento.

Quem tem o conhecimento tem o poder.

O foco deixou de ser a massificação de produtos mas sim a sua personalização. Na Era do Conhecimento, existem duas vertentes interligadas que passaram a desempenhar um papel fundamental para a competitividade e sustentabilidade das Empresas:

  • Clientes
  • Colaboradores


Clientes


Na Era da Revolução Industrial, o foco das Empresas não estava centrado nos clientes. Dado que a oferta de produtos superava a procura, as empresas estavam limitadas pela sua capacidade de produção e não pelo número de clientes dispostos a comprar os produtos.

Actualmente, a oferta de produtos excede a sua procura. Basta olhar para os produtos disponíveis num centro comercial. Quantas marcas de iogurte existem? Quantas marcas de relógios existem? Quantas marcas de carros existem?

Neste contexto extremamente competitivo, o cliente tornou-se o rei. As empresas esforçam-se por captar a atenção dos clientes com campanhas de promoção. Esforçam-se por satisfazer as suas necessidades e desejos de forma mais eficiente e eficaz. Esforçam-se por entregar uma experiência superior.

Qual é o desafio que as Empresas enfrentam nesta vertente? Conhecer o perfil do Cliente para identificar a melhor forma de o servir e o transformar em fã.

Para conseguir personalizar o serviço prestado ao Cliente e conseguir transformá-lo em fã, é necessário conhecer o seu perfil.
Neste sentido, através dos meus conhecimentos e experiência em Psicologia e NeuroPsicologia, a minha missão nesta vertente é identificar, analisar e compreender o perfil do Cliente, para que a Empresa consiga alinhar a sua estratégia de acordo com esta realidade, optimizando ainda as suas variáveis tácticas de Marketing, nomeadamente ao nível do Preço, Promoção, Produto e Posicionamento.


Colaboradores


Na era da Revolução Industrial, os Colaboradores da Empresa não tinham muita importância. Eram apenas um meio para um fim. A imagem que melhor ilustra este ponto é a linha de montagem de Henry Ford. Os Colaboradores eram pouco qualificados e eram usados apenas para montar peças.

Hoje, as características do trabalho mudaram. Deixou de ser trabalho de mão-de-obra intensivo para ser cérebro intensivo. O grande activo das Empresas é o seu know-how e o modo como o consegue gerir. Dado que os Colaboradores são os elementos da Empresa que detêm o Conhecimento e que são eles que fazem o elo de ligação entre os Clientes e a Empresa, é possível dizer que os Colaboradores são uma das chaves para o seu sucesso.

Qual é o desafio que as Empresas enfrentam nesta vertente? Conhecer o perfil dos seus Colaboradores para identificar a melhor forma deles concretizarem a missão da Empresa: servir o Cliente.

A análise do perfil de cada Colaborador vai entregar-lhe as linhas orientadoras necessárias para obter a melhor performance de cada um, através da gestão eficaz de várias dimensões: talento, emoção, motivação e conflito. Após a visão do plano individual é possível optimizar a participação de cada Colaborador na Empresa, no plano colectivo, ao transformar um grupo numa equipa mais competitiva.


Conclusão


O Mundo da Era Industrial, em que os Colaboradores e os Clientes são vistos como números e em que a estratégia das Empresas está focada na massificação da produção em série, tem os dias contados.

A revolução tecnológica provocou o nascimento duma nova Era - a Era do Conhecimento. O Mundo tornou-se numa vasta rede digital, onde tudo é feito de bits e bytes. No entanto, nós somos seres analógicos.

O desafio que as Empresas enfrentam, para continuarem competitivas e relevantes, é conseguirem compreender a essência analógica humana para disponibilizar, aos seus Clientes e Colaboradores, a melhor experiência possível criando valor.

Neste sentido, a Psicologia e a Neuropsicologia são ferramentas extremamente relevantes para decifrar os sinais analógicos do cérebro humano - o centro de todas as nossas decisões.

A minha missão é ajudar, através da minha formação e experiência em Psicologia e Neuropsicologia, todos aqueles que estão a enfrentar este desafio, a vencer!



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1 comentário:

qq coisa disse...

Inovação a sério: aprender web semântica e usa-la nisto.