Gerir conflitos envolve lidar com pessoas de formas de ser e de estar diferentes, com valores e crenças diferentes, com vivências pessoais e profisssionais diferentes, e que estão em desacordo, em oposição, em confronto, muitas vezes, não só com os outros mas com elas próprias.
No entanto, a palavra conflito não tem que ter a conectividade negativa a que todos facilmente preferem associar.
Porquê?
Porque acima de tudo e em primeiro lugar, conflito implica diferentes opiniões, visões e isso gera aprendizagem e enriquecimento no conhecimento.
Por outro lado, a importância do conflito na necessidade de negociação, na necessidade de melhorarmos e de progredirmos, quer em termos profissionais mas também como pessoas.
O mais importante, é não perdermos o foco e tornar o conflito construtivo para ambas as partes envolvidas, para assim ser resolvido mais facilmente e quem sabe ser um ponto de partida para a mudança onde vai colminar o essencial e fucral do conflito.
5 passos para uma resolução de conflitos eficaz:
1º Capacidade de ouvir
2º Humildade para compreender o que o outro está a dizer
3º Não perder o rumo durante o conflito
4º Analisar todos os pontos do conflito
5º Iniciar a mudança.
No entanto, a palavra conflito não tem que ter a conectividade negativa a que todos facilmente preferem associar.
Porquê?
Porque acima de tudo e em primeiro lugar, conflito implica diferentes opiniões, visões e isso gera aprendizagem e enriquecimento no conhecimento.
Por outro lado, a importância do conflito na necessidade de negociação, na necessidade de melhorarmos e de progredirmos, quer em termos profissionais mas também como pessoas.
O mais importante, é não perdermos o foco e tornar o conflito construtivo para ambas as partes envolvidas, para assim ser resolvido mais facilmente e quem sabe ser um ponto de partida para a mudança onde vai colminar o essencial e fucral do conflito.
5 passos para uma resolução de conflitos eficaz:
1º Capacidade de ouvir
2º Humildade para compreender o que o outro está a dizer
3º Não perder o rumo durante o conflito
4º Analisar todos os pontos do conflito
5º Iniciar a mudança.
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