quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Neuropsicologia



Hoje em dia as siglas AVC, ou seja, Acidente Vascular Cerebral já consta do nosso dicionário diário, uma vez que está considerado a primeira causa de morte em Portugal em que a média de ocorrência é de um Português a cada 30 minutos (segundo as Estatísticas). Logo isto dá que pensar... E porquê?

O Acidente Vascular Cerebral é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos: isquemia (o mais comum) ou hemorragia (o menos comum, mas não menos grave).

No entanto, mediante esta situação não há que baixar os braços, muito pelo contrário há que seguir em frente e iniciar o passo seguinte que é a Reablitação que deve ser feita por uma equipa multidisciplinar - (neuro)psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e da fala, - e sempre que possível com o envolvimento dos familiares e/ou amigos mais próximos.

A Reabilitação Neuropsicológica será um processo longo, dependendo do tipo de AVC e das funções nervosas superiores comprometidas. No entanto, há que primeiramente (re)conquistar alguns aspectos psicológicos/emocionais que podem ter sido perdidos neste processo doloroso, triste e angustiante que são a força de vontade, a preserverança, a auto-estima e a auto-confiança, não esquecendo mais uma vez a importância dos familiares e/ou amigos neste processo, para assim se poder dar início ao processo que terá características e estratégias específicas adequadas a cada paciente para maximizar o máximo possível as funções cognitivas comprometidas com vista à reintregação não só na vida familiar e social, mas também profissional.

Contudo, a Prevenção é a recomendação prioritária que os profissionais de saúde alertam.

Por isso, Previna-se... Com exercício físico regular, alimentação saudável, hábitos sociáveis saudáveis, evitando assim o tababo e o álccol e consultar regularmente o médico de família.

Sites Interessantes:

http://www.spavc.org/
http://www.ciberjunta.com/dia_nacional_doente_acidente_vascular_cerebral140308.html

Conheça os nossos produtos!

Os Guias Práticos da Psicodigital vão ajudar os profissionais da Psicologia e Neuropsicologia a aumentar a sua produtividade em 50% e melhorar a qualidade dos seus serviços!

Quer ter acesso às nossas ofertas exclusivas?

Insira o seu e-mail e registe-se grátis na nossa lista privada!



Preview | Powered by FeedBlitz


Quer partilhar ideias, dúvidas ou sugestões?

Entre em contacto comigo.


Partilhe!

Promova este artigo!

Sem comentários: