quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Psicologia da Criança e do Adolescente na escola


O meio escolar faz parte da vida diária da criança e do adolescente, contribuindo desde cedo para o seu desenvolvimento saudável.

Assim, o infantário e a escola são mais que um local de aprendizagem; são também um espaço de interacção com os outros.

O facto das crianças e adolescentes passarem grande parte do dia no infantário ou na escola, confere aos educadores, professores e auxiliares de educação um papel fundamental tanto no desenvolvimento psicossocial como na sinalização de problemas.

Hoje em dia, vive-se na escola um ambiente mais tenso e menos harmonioso devido a crescentes conflitos vividos entre os próprios alunos e entre estes e os professores.

A Psicologia pode então ajudar a averiguar qual a situação que está a impedir o bom funcionamento escolar, quais as suas causas, consequências (imediatas e a longo prazo) e propor um plano de intervenção individualizado.


Situações problemáticas mais comuns em Contexto Escolar…

… na Aprendizagem

  • Suspeita de défice cognitivo
  • Falta de motivação
  • Dificuldade em manter a atenção

… na Relação

  • Dificuldades na aproximação aos outros
  • Dificuldades no estabelecimento de relações interpessoais adequadas
  • Isolamento social

… no Comportamento

  • Comportamentos desadequados na sala de aula ou noutras actividades
  • Comportamentos de oposição e rejeição
  • Comportamentos agressivos e hostis
  • Comportamentos anti-sociais
  • Comportamentos aditivos

… no Indivíduo

  • Sintomatologia depressiva (tristeza, …)
  • Perturbações da ansiedade
  • Instabilidade emocional
  • Suspeita de problemas familiares
O que é que a Psicologia pode fazer?

A Psicologia começará por fazer uma avaliação da situação problemática, sugerindo, caso necessário, um acompanhamento psicoterapêutico, no sentido de uma maior adaptabilidade ao contexto pessoal e escolar.

Para este fim, a Psicologia contará sempre com a colaboração dos pais, familiares e educadores/professores.

A intervenção da Psicologia realizar-se-á em consultório privado, mas sempre com disponibilidade para articulação com o estabelecimento de ensino, mediante o acordo de pais e professores.



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1 comentário:

rose disse...

Olá,tenho uma vizinha de 40 anos separada, q cuida de seus filhos adolescentes,cuida tbm de sua sobrinha de 12 anos,a um ano.sendo q a mãe da sobrinha faleceu de cancer a 7 anos.até um ano atrás a menina com nome de Carolina, muito linda!criança saudavel, morava com a avó.
no longo desse um ano que a Carolina ,mora com a tia minha vizinha, tenho acompanhado meio q de longe a educação escolarela,ela é uma criança muito doce, porém coma tia, ela agressiva, desobediente e mentirosa.a tia por sua vez , não aguentando mais ter q cuidar da menina, é rudi, da castigo,bate, más não espanca.e a menina por sua vez , cada vez pior,vai muito mal na escola, uma escola particular muito conceituada na minha cidade com apenas 14 mil habitantes, escola paga pelo padrinho da menina, ex marido da tia, que cuida dela.
Quero ajudar a Carolina, não sei como.peço ajuda. a tia me da muita liberdade de me intrometer na educação a criança me adora e diz que gostaria que eu fosse mãe dela,tenho uma filha só com 20 anos que mora fora , faz faculdade na Unicamp.A Carolina é de minuto e minuto ameaçada que podera ir morar com o pai, que não tem onde cair morto,só depende do DNA der positivo , que realmente é o pai.
é ameaçada tbm de ir para um colégio interno, a menina é apavaroda o tempo todo.o que faço em poder ajuda-la de longe não tirando ela da tia,até mesmo pq eu sei que não tenho direito nehum sobre a menina.Agradeço desde de ja
aguardo retorno urgente.

grata

Rose.